Brasil lidera Mundial Paralímpico e mira recorde histórico de pódios
País soma 37 medalhas e entra no último dia como favorito
Por: Redação
04/10/2025 • 11:30
O Brasil mantém sua soberania no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico e segue na liderança do quadro de medalhas até este sábado (4). A delegação verde-amarela alcançou a marca de 37 pódios após a conquista da medalha de prata por Alessandro Silva no lançamento de disco F11 (para atletas com deficiência visual) na sexta-feira (3).
O excelente desempenho brasileiro é sustentado por 12 medalhas de ouro, 18 de prata e 7 de bronze. Na briga pela liderança, a China aparece na segunda colocação. Embora some um maior número total de pódios (38), fica atrás do Brasil no critério de desempate por ter menos ouros (9 ouros, 16 pratas e 13 bronzes). A Polônia completa o top 3, com 8 ouros entre suas 15 medalhas.
Com o torneio se encerrando neste domingo (5), o Brasil entra no último dia de competições com o objetivo de superar seu próprio recorde histórico em Mundiais de Atletismo Paralímpico. A melhor campanha até então foi registrada em 2024, na edição de Kobe, no Japão, onde o país conquistou um total de 42 pódios (19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes). A delegação agora corre para somar os pódios restantes e fazer deste Mundial a melhor participação de todos os tempos.
Relacionadas
Outros Esportes