Logo

Baiano vence Mr. Olympia Brasil e conquista Pro Card

Rodrigo Pantera saiu do interior do estado e hoje é destaque no fisiculturismo mundial

Por: Redação

19/10/202513:22Atualizado

O baiano Rodrigo Pantera conquistou a quinta edição do Mr. Olympia Brasil. No último sábado (18), ele venceu a categoria amadora Classic Physique Open C e foi declarado o campeão geral (Overall), garantindo assim o Pro Card, ou seja, uma qualificação para disputar os principais torneios internacionais de fisiculturismo.

Rodrigo Pantera
Foto: Reprodução/Instagram/@rodriigopantera

Natural de Brejões, um pequeno povoado no interior da Bahia, Pantera teve origens modestas e trabalhava como feirante antes de se destacar nas redes sociais, especialmente no TikTok, com quase seis milhões de seguidores, com postagens informais sobre sua rotina de treinos e alimentação. 

Segundo o próprio, seu objetivo inicial nunca foi se tornar um atleta profissional, mas sim alcançar um corpo saudável. Com o sucesso nas plataformas digitais Pantera se popularizou ao mostrar um dia a dia simples, sem parcerias grandes com marcas de suplementos. Atualmente, seu perfil foca em mostrar seu cotidiano nos treinos, dietas e no cuidado do sua esposa e filha. 

Pro Card

Com a conquista do Pro Card, que é a certificação da IFBB que lhe confere o status de atleta profissional, Pantera passa a poder competir globalmente. Para obtê-lo no Brasil, é necessário vencer um campeonato amador na categoria Open, como o Mr. Olympia Brasil. Todos os eventos profissionais em que ele competirá precisam ser autorizados pelo NPC, única entidade reconhecida pela IFBB.

Para se qualificar para o próximo Mr. Olympia Mundial, Pantera agora precisa vencer dois campeonatos internacionais chancelados pela IFBB, uma exigência mais rigorosa do que a de anos anteriores, quando apenas um título era suficiente.