PRF resgata mais de 100 aves silvestres em operação no sul da Bahia
Ação em Itabuna integra Operação Rotas da Fauna; animais foram levados ao Inema
Por: Domynique Fonseca
26/09/2025 • 10:06
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 105 aves silvestres entre terça (23) e quinta-feira (25), em Itabuna, no sul da Bahia. A operação registrou 28 ocorrências por crimes ambientais, mas ninguém foi preso.
A ação faz parte da Operação Rotas da Fauna, que busca combater o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres em áreas próximas a rodovias.
Os animais foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passarão por triagem. Parte das aves, já em condições adequadas, foi devolvida imediatamente à natureza.
Casos recentes no interior da Bahia
No último fim de semana, nove pessoas foram presas em Feira de Santana e Santo Estêvão por suspeita de comercializar 270 aves silvestres.
No sábado (20), a COPPA/Pituaçu apreendeu 61 aves durante uma feira de animais em Santo Estêvão, conduzindo cinco suspeitos à delegacia. No domingo (21), a “Operação Intensificação” resultou no resgate de outras 209 aves em Feira de Santana, com quatro homens detidos.
De acordo com a legislação ambiental brasileira, é ilegal matar, capturar, manter ou comercializar animais silvestres sem autorização. A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa.