Homem é preso transportando 600 filhotes de jabutis em ônibus interestadual
Polícia Rodoviária Federal apreende animais em condições precárias
Por: Lorena Bomfim
02/08/2025 • 09:04
Na tarde desta quinta-feira (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem em flagrante por transportar cerca de 600 filhotes de jabutis em condições inadequadas em um ônibus interestadual. A apreensão ocorreu por volta das 14h30, no Km 73 da BR-116, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O ônibus, que partiu de Feira de Santana, na Bahia, estava a caminho do Rio de Janeiro (RJ).
Durante a fiscalização, os agentes encontraram os filhotes da espécie jabuti-piranga escondidos em malas no bagageiro do veículo. As condições de transporte eram precárias, o que resultou na morte de parte dos animais. O homem, que estava levando os jabutis até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, alegou ser a primeira vez que realizava o transporte, mas, na verdade, já havia sido preso pelo mesmo crime em 2015.
No mercado clandestino, cada jabuti poderia ser vendido por até R$ 700. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A operação reforça o combate ao tráfico de animais silvestres, um crime ambiental grave que coloca em risco diversas espécies ameaçadas de extinção.
Relacionadas