Bahia se destaca no ranking das cidades mais frias do Nordeste
Vitória da Conquista, com 14,8°C, lidera a lista, enquanto Luís Eduardo Magalhães marca 16,1°C em segundo lugar
Por: Lorena Bomfim
02/08/2025 • 08:38
A Bahia marcou presença no ranking das cidades mais frias do Nordeste, com três municípios entre os destaques da lista. Vitória da Conquista, localizada no Sudoeste baiano, conquistou o primeiro lugar ao registrar, nesta sexta-feira (1º), a menor temperatura da região: 14,8°C. A medição foi realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre as 10h de quinta-feira (31) e o mesmo horário de sexta-feira.
Conhecida pelo clima ameno, Vitória da Conquista tem o frio como um velho companheiro. A cidade já ganhou até o apelido de "Suíça baiana" devido às suas baixas temperaturas. No dia 24 de julho do ano passado, a cidade registrou 6,5°C, a terceira menor marca desde 1976, quando começaram os registros meteorológicos pela estação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Além de Vitória da Conquista, o Oeste baiano também se destacou. Luís Eduardo Magalhães, por exemplo, apareceu em segundo lugar na lista de cidades mais frias, com uma temperatura de 16,1°C, segundo o Inmet. Contudo, este não foi o recorde de frio da cidade neste inverno. Em 19 de julho, os termômetros chegaram a marcar 9,9°C, a menor temperatura registrada até agora em Luís Eduardo Magalhães.
A Bahia, com suas variações de clima e paisagens, segue a tendência de temperaturas mais amenas nas regiões do interior, atraindo cada vez mais a atenção tanto dos baianos quanto de turistas que buscam um refúgio do calor característico do Nordeste.