Governo passa a exigir biometria para recebimento de beneficiários sociais
Medida pretende aumentar segurança e evitar fraudes
Por: Gabriel Pina
02/08/2025 • 09:00
A partir de agora, a biometria será obrigatória para acessar benefícios sociais no Brasil. A medida foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento "Transformação Digital: um governo para cada pessoa". Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a medida pretende aumentar a segurança e evitar fraudes nos programas de assistência.
De acordo com a nova regra, os beneficiários deverão registrar suas digitais em um cadastro oficial, que será usado para confirmar a identidade no momento de receber o auxílio. A implementação será feita gradualmente, começando por regiões com maior histórico de irregularidades. Ao todo, mais de 150 milhões de brasileiros possuem biometria registrada.
Em nota, o governo federal afirmou que a mudança pretende agilizar e facilitar o acesso da população aos benefícios.
“Depois que uma pessoa realizar o cadastro da sua biometria, será possível permitir os pagamentos em canais digitais e físicos mais próximos da sua residência, sem que ela precise se deslocar para órgãos públicos distantes para manter a segurança dos pagamentos. Anteriormente, algumas pessoas precisavam viajar para ter acesso a um benefício social, dependendo de sua localidade e do nível de segurança que era necessário”, destacou o texto.
Além disso, o evento também foi palco do lançamento do aplicativo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que promete facilitar a validação oficial e gratuita dos dados constantes no documento.
Relacionadas