Corrida por app fica 35% mais cara em Salvador em um ano
Capital baiana fica entre as quatro cidades brasileiras com os maiores reajustes no período
Por: Felipe Santana
02/08/2025 • 10:57 • Atualizado
O soteropolitano está pagando bem mais caro para se locomover por aplicativo. Em 12 meses, entre junho de 2024 e junho de 2025, o preço das corridas disparou 35% em Salvador, segundo levantamento do IBGE. O aumento coloca a capital baiana entre as quatro cidades brasileiras com os maiores reajustes no período.
O salto nos preços supera a inflação média do país no mesmo intervalo. E o impacto no bolso é sentido especialmente por quem depende desse tipo de transporte no dia a dia, como estudantes, trabalhadores e até turistas. Dois períodos concentram a maior parte da alta: em dezembro do ano passado, as corridas ficaram cerca de 20,7% mais caras, enquanto em junho deste ano houve novo reajuste de 13,8%. Apesar do impacto, o preço dos combustíveis subiu bem menos: cerca de 7% no acumulado de 12 meses.
A diferença entre o aumento dos combustíveis e o reajuste dos apps aponta que outros fatores estão pesando na conta, como tarifas dinâmicas, reajustes aplicados pelas plataformas e até a escassez de motoristas ativos, em alguns horários.