Estado pagará abono a professores e coordenadores no dia 2 de outubro
Valores variam conforme carga horária e vínculo com a rede estadual
Por: Redação
26/09/2025 • 19:49 • Atualizado
O Governo da Bahia anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), os valores do Abono Extraordinários e coordenadores pedagógicos da rede estadual. Realizado nesta sexta-feira (26), a portaria definiu os acordos em conjunto com as Secretarias da Educação (SEC), Administração (SAEB) e Fazenda (SEFAZ).
Com a iniciativa para valorizar os educadores, os valores pode chegar a ceda de 85 mil profissionais, incluindo professores e coordenadores pedagógicos, ativos e inativos, efetivos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), pode ou não ser beneficiados pelo pagamento dos precatórios do FUNDEF
Foram estabelecidos pela portaria o valor de R$ 941,86 para quem tem carga horária de 20 horas semanais, e de R$ 1.881,72 para aqueles com carga de 40 horas semanais. O Abono deve ser pago no dia 2 de outubro (quinta).
De acordo com o Estado, os valores do Abono "reforça seu compromisso com a educação ao implementar uma nova medida destinada a assegurar ganhos concretos para os profissionais que trabalham diretamente no processo de ensino e aprendizagem".
Dessa forma, a iniciativa, a rede estadual de ensino reafirma seu protagonismo no fortalecimento da escola pública e na valorização daqueles que fazem a educação acontecer todos os dias. A ação visa reconhecer o papel fundamental dos educadores e técnicos que atuam em sala de aula e no suporte pedagógico.