Saiba o que esperar da redação do Enem 2025 neste domingo (9)
Texto deve seguir o formato dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas e proposta de intervenção alinhada aos direitos humanos
Por: Redação
05/11/2025 • 11:04 • Atualizado
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão o desafio de produzir a redação neste domingo (9/11), junto às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota máxima será de 1.000 pontos, atribuída conforme o desempenho em cinco competências avaliadas.
O candidato deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com limite de 30 linhas, partindo de uma situação-problema e dos textos motivadores apresentados na prova. O tema proposto abordará questões sociais, políticas, culturais ou científicas, e o participante precisará defender um ponto de vista, construindo argumentos sólidos e bem organizados.
Além da argumentação, o estudante deve apresentar uma proposta de intervenção social uma solução possível para o problema discutido que respeite os direitos humanos. Ideias que incitem violência, discriminação ou preconceito resultarão em nota zero.
Os avaliadores consideram cinco competências principais:
- Domínio da norma-padrão da língua portuguesa;
- Uso adequado de repertório sociocultural ligado ao tema;
- Organização lógica das informações e argumentos;
- Emprego de mecanismos linguísticos de coesão e coerência;
- Elaboração de proposta de intervenção viável e respeitosa.
Cada texto é corrigido por dois especialistas, formados em letras ou linguística, que atribuem notas de 0 a 200 pontos por competência. A média entre as notas dos dois avaliadores define o resultado final.
A redação pode ser zerada em casos como:
- Desvio completo do tema;
- Texto muito curto (até sete linhas);
- Produção em língua estrangeira;
- Qualquer forma de identificação do candidato;
- Desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Conteúdos ofensivos ou inadequados.
Enem 2025 em números
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 4,8 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2025 um crescimento de 11% em relação a 2024 e de 38% em comparação a 2022.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência internacional sobre o clima que será sediada em Belém.
Relacionadas
