Logo

Ranking revela empresas e categorias com mais reclamações na Black Friday

Dados foram retirados do site Reclame Aqui

Por: Redação

01/12/202518:30

Um levantamento divulgado pelo site “Reclame Aqui” revelou o balanço das empresas e categorias que registraram mais reclamações pelo público durante o período da Black Friday no Brasil. Os dados levam em conta o período entre a última quarta-feira (26) até às 17h00 desta segunda-feira (1).

Vitrine com cartaz escrito: "Black Friday"
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

De acordo com o ranking, a varejista e-commerce Amazon lidera com vantagem no número de clientes insatisfeitos, com 1.341 reclamações. Em segundo lugar, aparecem as também varejistas Mercado Livre, seguida pela Magazine Luíza e Casas Bahia

O levantamento revela que a Americanas teve um aumento de 85% no total de reclamações registradas na plataforma durante a Black Friday, em comparação com o período dos últimos seis meses.

Veja o top 10 de empresas com mais reclamações dos usuários na Black Friday de 2025:

 

  1. Amazon (1.341);

  2. Mercado Livre (783);

  3. Magazine Luiza (498);

  4. Casas Bahia (455);

  5. McDonald's (347);

  6. Americanas (335);

  7. Natura (302);

  8. iFood (285);

  9. Shopee (266);

  10. Sephora (232).

 

Principais reclamações do público

De acordo com os dados do Reclame Aqui, o principal motivo de aborrecimento entre os consumidores que fizeram compras durante o período da Black Friday. Para 21,89% dos usuários os atrasos na entrega estavam por trás da experiência negativa. Além disso, foram motivos de queixas:

  1. Atraso na entrega (21,39%);

  2. Produto não recebido (12,04%);

  3. Propaganda enganosa (11,25%);

  4. Outro problema (7,22%);

  5. Estorno do valor pago (6,91%);

  6. Cobrança indevida (5,08%);

  7. Cancelamento (4,11%);

  8. Produto com defeito (3,62%);

  9. Produto errado (2,86%);

  10. Não consigo cancelar (2,36%).

 

Itens com mais reclamações

Ainda, o relatório do Reclame Aqui revelou as categorias de itens com mais relatos negativos pelos consumidores. Confira o ranking:

  1. Eletrodomésticos;

  2. Games e jogos;

  3. Acessórios de vestuário;

  4. Farmácias;

  5. Eletrodomésticos;

  6. Supermercados;

  7. Financeiras;

  8. Celulares e smartphones;

  9. Programas de fidelidade;

  10. Perfumarias.