Ranking revela empresas e categorias com mais reclamações na Black Friday
Dados foram retirados do site Reclame Aqui
Por: Redação
01/12/2025 • 18:30
Um levantamento divulgado pelo site “Reclame Aqui” revelou o balanço das empresas e categorias que registraram mais reclamações pelo público durante o período da Black Friday no Brasil. Os dados levam em conta o período entre a última quarta-feira (26) até às 17h00 desta segunda-feira (1).
De acordo com o ranking, a varejista e-commerce Amazon lidera com vantagem no número de clientes insatisfeitos, com 1.341 reclamações. Em segundo lugar, aparecem as também varejistas Mercado Livre, seguida pela Magazine Luíza e Casas Bahia.
O levantamento revela que a Americanas teve um aumento de 85% no total de reclamações registradas na plataforma durante a Black Friday, em comparação com o período dos últimos seis meses.
Veja o top 10 de empresas com mais reclamações dos usuários na Black Friday de 2025:
-
Amazon (1.341);
-
Mercado Livre (783);
-
Magazine Luiza (498);
-
Casas Bahia (455);
-
McDonald's (347);
-
Americanas (335);
-
Natura (302);
-
iFood (285);
-
Shopee (266);
-
Sephora (232).
Principais reclamações do público
De acordo com os dados do Reclame Aqui, o principal motivo de aborrecimento entre os consumidores que fizeram compras durante o período da Black Friday. Para 21,89% dos usuários os atrasos na entrega estavam por trás da experiência negativa. Além disso, foram motivos de queixas:
-
Atraso na entrega (21,39%);
-
Produto não recebido (12,04%);
-
Propaganda enganosa (11,25%);
-
Outro problema (7,22%);
-
Estorno do valor pago (6,91%);
-
Cobrança indevida (5,08%);
-
Cancelamento (4,11%);
-
Produto com defeito (3,62%);
-
Produto errado (2,86%);
-
Não consigo cancelar (2,36%).
Itens com mais reclamações
Ainda, o relatório do Reclame Aqui revelou as categorias de itens com mais relatos negativos pelos consumidores. Confira o ranking:
-
Eletrodomésticos;
-
Games e jogos;
-
Acessórios de vestuário;
-
Farmácias;
-
Eletrodomésticos;
-
Supermercados;
-
Financeiras;
-
Celulares e smartphones;
-
Programas de fidelidade;
-
Perfumarias.
