Frente fria provoca virada no tempo em todo o Brasil
Chuva avança e instabilidades atingem demais regiões nesta quarta-feira (11)
Por: Redação
11/02/2026 • 08:52
A quarta-feira (11) começa com mudanças no cenário climático em diferentes partes do país. A passagem de uma frente fria pelo Sul altera as condições do tempo na região e influencia áreas vizinhas, enquanto o calor associado à alta umidade mantém a formação de nuvens carregadas no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. De acordo com a Climatempo, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) reforça as instabilidades principalmente sobre a Bahia.
No Sul, o avanço do sistema frontal favorece chuva ao longo do dia, especialmente no Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de temporais acompanhados de ventos que podem chegar a 70 km/h em áreas do oeste do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, a precipitação tende a se espalhar entre o final da manhã e a tarde. Antes da mudança no tempo, as temperaturas seguem elevadas, com previsão de até 37 °C em Porto Alegre e 31 °C em Curitiba.
No Sudeste, a combinação de calor e umidade contribui para pancadas de chuva desde as primeiras horas em pontos de São Paulo, Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Durante a tarde, as instabilidades ganham força, com risco de temporais no interior mineiro e nas faixas norte e nordeste paulista. Rio de Janeiro e Espírito Santo também devem registrar chuva em vários períodos. Onde o tempo fica fechado, as máximas diminuem, variando entre 27 °C e 33 °C nas capitais.
Já no Centro-Oeste, o dia será marcado por calor e sensação de abafamento, além de pancadas isoladas que podem ocorrer desde a manhã em Goiás e Mato Grosso. Há possibilidade de temporais localizados, inclusive no Distrito Federal. No leste de Mato Grosso do Sul, a chuva tende a ser mais intensa. As máximas previstas são de 30 °C em Campo Grande e 29 °C em Cuiabá.
No Nordeste, a instabilidade se concentra no interior da Bahia, sul do Piauí e Maranhão. À medida que o dia avança, áreas do Ceará, oeste baiano, norte do Rio Grande do Norte e oeste de Pernambuco podem registrar aumento das pancadas. No litoral da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, a chuva pode ocorrer com intensidade moderada a forte. Em contrapartida, outras áreas da região seguem com predomínio de sol e índices de umidade abaixo dos 30% no interior baiano.
A Região Norte permanece sob influência de ar quente e úmido, o que favorece chuva frequente e, em alguns casos, volumes expressivos no Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá. O Acre e o sul amazonense também podem registrar acumulados elevados. O padrão é de céu encoberto e pancadas distribuídas ao longo do dia.
Relacionadas
