Logo
Menu

Econosfera

Buscar

Brasil prepara resposta a tarifas dos EUA e defende soberania econômica

Itamaraty promete ação contra medida até 18 de agosto

Por: Victor Hugo Ribeiro

06/08/202518:32Atualizado

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o governo brasileiro está preparando uma resposta coordenada às novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Em discurso durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), no Palácio Itamaraty, o ministro afirmou que a diplomacia brasileira segue mobilizada contra a medida.

Mauro Vieira Itamaraty
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Sobre a investida da Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana, que questiona o nosso Pix e outras práticas brasileiras absolutamente legítimas, gostaria de informar que o Itamaraty está coordenando a preparação da resposta a ser apresentada pelo governo brasileiro no próximo dia 18 de agosto”, explicou Vieira.

Ele destacou a importância do CDESS, conhecido como “Conselhão”, nesse processo, afirmando que a entidade “agrega talentos, experiência e articulação” e representa “a independência, a força e o dinamismo do povo brasileiro”. O ministro concluiu dizendo que o Conselho será uma instância estratégica na defesa da economia nacional e do “direito soberano do Brasil de definir o seu próprio destino”.