Salvador atinge menor inflação em mais de 10 anos
Gasolina teve destaque contrário, com maior índice
Por: Redação
11/11/2025 • 20:00
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em Salvador e na região metropolitana. Segundo os resultados, a inflação na região fechou o mês de outubro em alta de 0,06%. Apesar do aumento, o valor é o menor registrado no período em 11 anos, o que evidencia período de desaceleração.
Segundo o levantamento, o setor dos transportes teve forte participação no aumento registrado na inflação na RMS, em especial os combustíveis, que atingiram alta de 1,43%. Entre os combustíveis, a gasolina foi a que obteve o maior índice, com alta de 1,35%.
Os preços dos aplicativos de transporte apresentaram também alta no período, com média de 4,72% de aumento. No mesmo caminho, a passagem aérea teve uma inflação de 3,03%.
Por fim, entre os produtos que registraram queda na inflação estão a banana-prata, a cebola, a batata-inglesa, o alho e o arroz. Além disso, 14 dos 25 itens que compõem a Cesta Básica de Salvador tiveram queda em seus preços durante o período.
