Logo

Fundo bilionário investirá em níquel na Bahia

Mina de Santa RIta é considerada uma das maiores de níquelno mundo

Por: Redação

21/10/202520:30

Um novo fundo conjunto de US$ 1 bilhão voltado ao desenvolvimento de projeto de minerais críticos em mercados emergentes foi lançado, nesta terça-feira (21), por parte da Appian Capital Advisory Limited e da IFC (International Finance Corporation).

Foto Fundo bilionário investirá em níquel na Bahia
Foto: Ilustrativa/José Cruz/Agência Brasil

De imediato, o fundo, que conta com aporte inicial de US$ 100 milhões da IFC e captação adicional feita pela IFC Asset Management Company, objetiva o financiamento de projetos ligados à transição energética, à indústria e às tecnologias de baixo carbono, com foco especial na América Latina e na África. As informações foram divulgadas pela CNN.

O estado da Bahia receberá o primeiro investimento brasileiro, mais precisamente na mina de Santa Rita, localizada em Itagibá. O local é operado pela Atlantic Nickel, empresa controlada pela Appian. 

Sendo assim, o aporte conjunto vai acelerar o desenvolvimento subterrâneo da mina responsável por produzir níquel, cobre e cobalto, minerais considerados essenciais para a produção de  baterias, veículos elétricos e equipamentos eletrônicos.