Logo

Exportações de carne bovina brasileira para os EUA caem 58% em dois meses

A proteína de boi é um dos itens incluídos na lista do tarifaço de 50%

Por: Redação

06/10/202518:03Atualizado

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), divulgou nesta segunda-feira (6), uma queda de 58% nas exportações de carne bovina brasileira para os Estados Unidos, entre os meses de agosto e setembro deste ano. A proteína de boi é um dos itens incluídos na lista do tarifaço de 50% do governo do presidente Donald Trump contra as exportações brasileiras

Carne de boi
Foto: Divulgação/Abiec

Além da carne, outros produtos presentes na lista do tarifaço também apresentaram queda, como o café, que teve um recuo de 29% nas exportações no mês de setembro. Ainda, itens como o tabaco (95,7%), armas e munições (92%) e açúcar e melaço (77%) registraram baixas na exportação.

No geral, as exportações do Brasil para os EUA tiveram queda de 20,3%. Mesmo assim, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 3 bilhões em setembro. No entanto, o valor representa um decréscimo de 41,1% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou saldo positivo de US$ 5,1 bilhões. 

Ainda nesta segunda-feira, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, tiveram um encontro por ligação uma 30 minutos, onde conversaram sobre as tarifas de 50% impostas pela Casa Branca, sobre os produtos brasileiros. Segundo informações,  Lula pediu a retirada das sobretaxas e das sanções às autoridades brasileiras.