Trump e Lula discutem tarifas e planejam nova reunião em breve
Presidentes tratam de comércio e possível encontro presencial
Por: Redação
06/10/2025 • 15:46 • Atualizado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, após a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta segunda-feira (6), teria gostado do diálogo. Os dois chefes de Estados tiveram em comunicação por 30 minutos, onde conversaram sobre as tarifas de 50% impostas pela Casa Branca, sobre os produtos brasileiros. Onde, na ocasião, Lula pediu a retirada das sobretaxas e das sanções às autoridades brasileiras.
Nas redes sociais, Trump escreveu. “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa nossos países se darão muito bem juntos!”, afirmou o republicano.
Segundo o governo brasileiro, no decorrer da ligação, os líderes concordaram em se reunir presencialmente em breve. Podendo ser em três eventos: na viagem à Malásia, durante a Cúpula da Asean; em Belém, na COP30; e em uma possível ida do presidente brasileiro aos Estados Unidos.
Vale ressaltar que, no final de setembro, os dois se encontraram rapidamente durante uma Assembleia Geral realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme Trump, combinaram de agendar reunião para tratar das tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros pela Casa Branca.
Lula colocou o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda) para intermediar as negociações. Por parte dos Estados Unidos, o representante de Trump será o secretário de Estado, Marco Rubio.