Dólar sobe a R$ 5,18 e registra maior cotação desde março
Alta continua vigente e moeda já atingiu R$ 5,23 nesta quarta
Por: Redação
24/06/2026 • 09:34
O dólar voltou a ganhar força nesta terça-feira (23) e encerrou o pregão no maior patamar desde o fim de março, refletindo o aumento da cautela dos investidores diante do cenário internacional. Já a Bolsa brasileira conseguiu se recuperar das perdas da manhã e fechou em alta, impulsionada por ações da Petrobras e de grandes bancos.
A moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 5,187, com valorização de 0,89%. Durante a sessão, chegou a ultrapassar os R$ 5,19, acompanhando o movimento global de busca por ativos considerados mais seguros. A alta continua vigente e moeda já atingiu R$ 5,23 nesta quarta
O avanço do dólar ocorre em meio à expectativa pela divulgação de novos indicadores de inflação nos Estados Unidos, especialmente o índice de preços de gastos com consumo (PCE), principal referência utilizada pelo Federal Reserve (Fed) para definir sua política de juros. Dados recentes da economia americana acima das projeções reforçaram a percepção de que os juros no país podem permanecer elevados por mais tempo.
Ibovespa reage e fecha em alta
Apesar do ambiente externo mais desafiador, o Ibovespa conseguiu inverter o sinal ao longo do dia e encerrou a sessão com alta de 0,52%, aos 171.258 pontos.
A recuperação foi sustentada principalmente pela valorização das ações da Petrobras, dos grandes bancos e de empresas ligadas ao ciclo doméstico. O desempenho também foi favorecido pela reação positiva do mercado à ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
No documento divulgado pelo Banco Central, a autoridade monetária sinalizou cautela em relação aos próximos passos da política de juros, indicando que poderá interromper o ciclo de cortes da Selic dependendo da evolução do cenário econômico.
