Inep antecipa declaração para quem concluiu o ensino médio pelo Enem
Medida facilita acesso a vagas em universidades e programas federais
Por: Agência Brasil|Redação
31/01/2026 • 07:30
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 na busca pela certificação do ensino médio já pode respirar mais aliviado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou a disponibilizar, na sexta-feira (30), a declaração de conclusão para os participantes que atingiram a pontuação mínima exigida no edital. O comprovante está disponível na “Página do Participante”, no site oficial do órgão.
Para obter o documento, é necessário ter mais de 18 anos na data da prova, ter alcançado ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e obtido nota igual ou superior a 500 na redação.
Leia mais:
Sistema prisional da Bahia tem nove detentos com alto desempenho no Enem
Resultado do Sisu 2026 exige título de eleitor; veja como emitir
Desemprego cai a 5,1% e atinge menor nível da série histórica
O material permite ainda a realização de pré-matrícula em instituições de ensino superior e, pela primeira vez, poderá ser utilizado ainda no mesmo ano para participação nos processos seletivos do Ministério da Educação. Entre eles estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O certificado digital definitivo de conclusão do ensino médio será emitido a partir do dia 2 de março. A nova certificação passará a ser totalmente digital e ficará sob responsabilidade de cinco Institutos Federais, distribuídos pelas regiões do país.
Relacionadas
Concursos & Serviços
Concursos & Serviços
Concursos & Serviços
Concursos & Serviços
