Logo

Resultado do Sisu 2026 exige título de eleitor; veja como emitir

Documento é obrigatório para matrícula em universidades públicas após seleção

Por: Redação

29/01/202614:07Atualizado

O resultado do Sisu 2026 foi divulgado nesta quinta-feira (29), e com isso, estudantes aprovados já começam a organizar a documentação exigida para garantir a matrícula nas universidades públicas. Entre os documentos obrigatórios está a quitação com a Justiça Eleitoral, comprovada por meio do título de eleitor. Pensando nisso, o Portal Esfera preparou um guia prático com o passo a passo para emitir o documento.

Foto Resultado do Sisu 2026 exige título de eleitor; veja como emitir
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O resultado individual do Sistema de Seleção Unificada pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde o candidato confere se foi selecionado na chamada regular e o prazo definido pela instituição para a matrícula.

A plataforma também apresenta a melhor classificação do estudante entre as modalidades de concorrência de cada curso, facilitando a decisão sobre a lista de espera. Quem não foi selecionado na chamada regular e deseja disputar uma vaga deve manifestar interesse até o dia 2 de fevereiro, diretamente no Portal.

Como tirar o título de eleitor

Para emitir o título de eleitor, é necessário realizar o alistamento na Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser feito de forma online, por meio do Autoatendimento Eleitoral – Título Net, disponível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), ou presencialmente no cartório eleitoral do município escolhido como domicílio eleitoral.

No atendimento presencial, pode haver exigência de agendamento prévio, o que deve ser verificado no site do cartório eleitoral responsável.

Documentos necessários

  • Documento oficial de identificação, frente e verso, quando houver;

  • Comprovante de vínculo com o município, que pode ser residencial, familiar, profissional ou comunitário;

  • Comprovante de pagamento de débitos eleitorais, se existir pendência;

  • Comprovante de quitação militar, obrigatório apenas para pessoas do gênero masculino que integram a classe dos conscritos.

Como emitir a certidão de quitação eleitoral

Estudantes maiores de 18 anos, obrigados a votar, podem emitir a certidão de quitação eleitoral pelo Autoatendimento Eleitoral no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

No portal do TSE, basta acessar a aba Serviços, clicar em Certidões e selecionar Certidão de Quitação Eleitoral. Em seguida, o candidato deve preencher os dados solicitados, como nome, CPF ou número do título, data de nascimento e filiação.

Já pelo e-Título, o processo é ainda mais simples. Após acessar o aplicativo, basta clicar em Mais opções e selecionar Certidão de Quitação Eleitoral. O documento é gerado automaticamente, desde que não haja pendências com a Justiça Eleitoral. Não é necessário ter biometria cadastrada para acessar o serviço.

Como consultar o resultado do Sisu

Para conferir se foi aprovado no Sisu 2026, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a conta gov.br. Na página, é possível verificar o resultado das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição e acompanhar os próximos passos do processo seletivo.