Governo da Bahia autoriza concurso da Polícia Civil com 750 vagas
Edital será publicado em breve e oferta inclui cargos para delegado, escrivão e investigador
Por: Redação
04/11/2025 • 10:42
O governo da Bahia confirmou, nesta terça-feira (4), a autorização para o novo concurso público da Polícia Civil. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Com a medida, serão disponibilizadas 750 vagas para reforçar o efetivo da corporação. A distribuição será de 500 vagas para investigadores, 150 para escrivães e 100 para delegados. O edital, que trará o cronograma e as regras do certame, será publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas.
O novo concurso integra um conjunto de ações voltadas à valorização da segurança pública e à ampliação do quadro efetivo das polícias. Em janeiro, Jerônimo já havia sancionado uma lei que criou 2.397 cargos na Polícia Civil, abrindo espaço para novas contratações. Desse total, são 500 vagas para delegados, 437 para escrivães e 1.460 para investigadores.
Durante a coletiva, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que o curso de formação dos aprovados deve começar no início de 2026.
“A gente espera que, após a escolha da banca e o andamento do processo, a formação comece até o início do ano que vem, já na nova Acadepol”, afirmou.
Governo também vai convocar aprovados na PM e Bombeiros
Além do reforço na Polícia Civil, o governo estadual anunciou a convocação de 126 aprovados no último concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Serão 85 novos policiais militares e 41 bombeiros. Até dezembro, cerca de 2 mil novos PMs devem ingressar na corporação, de acordo com o governador.
Jerônimo também sinalizou a intenção de abrir novos concursos para a PM, mas afirmou que a prioridade é convocar todos os aprovados que ainda aguardam nomeação.
“Nós estamos convocando. Não podemos abrir um novo concurso enquanto houver candidatos esperando a vaga. Vamos zerar essa fila antes de seguir”, disse.
Outras seleções autorizadas pelo governo
Além da Polícia Civil, o governo da Bahia já autorizou concursos em diferentes áreas e secretarias, somando quase 900 vagas. As oportunidades contemplam órgãos como a ADAB, SEINFRA, SEMA, SEFAZ, AGERSA, PGE e SAEB, com cargos de níveis médio e superior.
Entre eles estão: Fiscal Estadual Agropecuário (160 vagas), Técnico em Fiscalização Agropecuária (40), Auditor Fiscal (100), Agente de Tributos (100), Especialista em Obras Públicas (120) e Analista de Procuradoria (65).
Relacionadas
Concursos & Serviços
Concursos & Serviços
Concursos & Serviços
Concursos & Serviços
