Uso de melatonina influencia insuficiência cardíaca, diz estudo
Melatonina virou febre em produtos para insônia
Por: Redação
04/11/2025 • 20:30
Um estudo divulgado pela Associação Americana do Coração revelou que o uso prolongado de melatonina, hormônio associado ao sono, pode tem ligação com o desenvolvimento de quadros de insuficiência cardíaca. A substância ganhou popularidade nas redes, em produtos como gomas de mascar que prometem melhorar casos de insônia.
Resultados da pesquisa
Ao todo, os pesquisadores analisaram cerca de 130 mil casos de insônia em adultos em cinco anos, sendo que metade dos pacientes havia usado melatonina por pelo menos um ano.
Os cientistas descobriram que, entre os adultos que ingeriram a melatonina por mais de um ano, 90% tiveram mais chances de desenvolver insuficiência cardíaca, comparados aos que não fizeram o uso do hormônio.
Além disso, entre o grupo de pessoas que tomaram melatonina, os casos de hospitalizações por sintomas associados à insuficiência cardíaca aumentaram mais de 3,5 vezes.
Outras consequências
A pesquisa ainda revelou que o uso da melatonina sem prescrição médica está associado a danos ao organismo, como:
- Sonolência durante o dia;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Pesadelos;
- Fadiga;
- Falta de concentração.
De acordo com os especialistas, a situação agrava-se ainda mais visto que a descoberta dos prejuízos à saúde está ligada a um hormônio que tem ganhado cada vez mais produtos, com a promessa de serem opções seguras para melhorar o seu sono.
