Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre riscos de cigarros eletrônicos
O objetivo é divulgar informações sobre os danos que os cigarros eletrônicos causam à saúde
Por: Victor Hugo
28/05/2025 • 15:13 • Atualizado
Campanha lançada nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), referindo-se ao Dia Mundial sem Tabaco, tem tema relacionado aos Cigarros Eletrônicos e aditivos com sabores e aromas que promovem e perpetuam a dependência da nicotina. A iniciativa será marcada para o dia 31 de maio.
Apesar de serem proibidos no Brasil, o uso de cigarros eletrônicos continua crescendo de forma desenfreada, impulsionado por sabores, aromas e embalagens coloridas, que os tornam cada vez mais atraentes e acessíveis.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "O dia de hoje não é um dia menor. Não é um dia para a gente celebrar nada porque temos muita luta ainda, muito trabalho para salvar vidas, para impedir que essa situação acometa tanto a saúde das pessoas, com tanto impacto nos sistemas nacionais de saúde do mundo como um todo", destacou.
Já Jaqueline Scholz, especialista em tratamento de tabagismo, o "Vape" causa os mesmos danos do tabagismo tradicional, mas de maneira mais rápida e mais intensa. Ela relatou que pacientes de idades variadas que usam cigarros eletrônicos apresentaram nível de nicotina no sangue semelhante a quem fumou 20 cigarros tradicionais por dia.
Em Salvador, tabacarias tem sido alvo de apreensão destes cigarros eletrônicos, com a operação pulmão seguro, foram 3 mandatos de busca e apreensão em 2 estabelecimentos comerciais e outro em uma residência, com a participação de 15 policiais federais.
Relacionadas
