“Banheira de gelo no pós-jogo é imediata”, diz médico do Vitória
Ortopedista detalha protocolos de recuperação dos atletas
Por: Domynique Fonseca
19/02/2026 • 16:00
O ortopedista Dr. Marcelo Midlej Reis foi o entrevistado do programa Portal Esfera no Rádio Itapoan FM (97,5 FM), nesta quinta-feira (19). Em conversa com o apresentador Luis Ganem, o especialista falou sobre os bastidores da medicina esportiva, protocolos de recuperação pós-jogo e os desafios de equilibrar desempenho e saúde no futebol profissional.
Integrante da equipe médica do Esporte Clube Vitória, o médico explicou que o processo de recuperação começa imediatamente após o apito final.
“O cara sai quente do jogo e já cai na piscina de gelo. É na mesma hora. Assim que o árbitro apita, já inicia o tratamento e o treinamento para o próximo jogo”, afirmou.
Segundo ele, a crioterapia, uso do gelo para recuperação muscular, é prática comum e faz parte de protocolos previamente estabelecidos para alguns atletas.
“Usa bastante no pós-jogo. Já é tudo feito de forma organizada. Ajuda no controle da dor, na recuperação muscular e na prevenção de lesões”, destacou.
Divulgação/EC Vitória
Dr. Marcelo explicou que a estrutura para esse tipo de procedimento está disponível mesmo em partidas fora de casa.
“Todos os estádios do Brasil, salvo alguma exceção, têm banheiras. Existe toda uma logística com massagistas e equipe de apoio para preparar o gelo e atender os atletas”, relatou.
Pressão por desempenho
Durante o programa, o ortopedista também comentou sobre a pressão que envolve o futebol profissional, especialmente quando um atleta importante está lesionado.
“O atleta envolve muita coisa: questão econômica, imagem, desempenho. Um jogador parado pode impactar até na disputa de um título”, afirmou.
Apesar disso, ele ressaltou que a prioridade da equipe médica é a preservação da saúde. “Nossa função principal como médico do esporte é salvaguardar a saúde do atleta. É isso que a gente fala todo dia.”
De acordo com o especialista, os clubes contam atualmente com tecnologia avançada para monitoramento físico e prevenção de lesões.
“A gente usa aparelhos que a CBF usa, que o Barcelona usa, que o Real Madrid usa, como GPS e termografia. Temos academia de ponta e integração com exames de imagem, como ressonância e ultrassonografia”, completou.
Relacionadas
