“Fortalecimento muscular é o principal cuidado com o joelho”, alerta médico
Especialista destacou fortalecimento muscular e atenção a estalos e inchaço
Por: Domynique Fonseca
19/02/2026 • 12:55 • Atualizado
O ortopedista Dr. Marcelo Midlej Reis participou do programa Portal Esfera no Rádio, da 97,5 FM, apresentado por Luis Ganem, nesta quinta-feira (19), e falou sobre os principais problemas que afetam o joelho, formas de prevenção e cuidados em períodos de maior esforço físico.
Especialista em cirurgia do joelho e lesões esportivas, o médico integra a equipe do Esporte Clube Vitória e explicou que o desgaste da cartilagem é hoje uma das queixas mais frequentes nos consultórios.
“Um tempo atrás, quando eu iniciei, não se tinha tanto essa ideia do cuidado com a própria articulação. Acreditava-se que o desgaste era algo natural. Hoje, desde a condropatia nas fases iniciais até a artrose em estágio avançado, o problema da cartilagem é o que mais atinge os joelhos”, afirmou.
Segundo ele, embora lesões ligamentares sejam comuns em atletas ou em situações de trauma, a maioria dos brasileiros sofre com alterações relacionadas à cartilagem. Para o especialista, o fortalecimento muscular é um dos pilares da prevenção.
“O principal cuidado é o trabalho de fortalecimento muscular, que vai além do quadríceps. Envolve glúteos, músculos posteriores da coxa e equilíbrio muscular. Posso dizer que é um dos fatores mais importantes, se não o mais importante, para evitar muitos problemas no joelho”, destacou.
Ele observou ainda que atletas amadores costumam negligenciar essa etapa.
“Muitas vezes, os atletas de final de semana deixam de lado o trabalho de condicionamento físico, e isso pesa muito lá na frente”, completou.
Estalos e “água no joelho”
Questionado sobre estalos, ele afirmou que nem todos indicam doença. “Muitos estalos não têm relação com patologia. Podem ser bolhas de ar ou atrito de tendões”, explicou.
No entanto, alertou que alguns casos merecem avaliação. “Alguns estalos podem ser início de desgaste de cartilagem, mesmo sem dor. E isso pode acontecer em pessoas jovens”, disse, destacando que mulheres costumam ser mais afetadas, por fatores hormonais, anatômicos e hereditários.
Sobre o acúmulo de líquido na articulação, o médico esclareceu: “Água no joelho é sinal de processo inflamatório. O que precisamos investigar é o que está causando essa inflamação. Pode ser desgaste de cartilagem, lesão ligamentar ou problema no menisco. Na maioria das vezes, está relacionado à cartilagem machucada.”
Relacionadas
