Logo

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares no Brasil

Órgão veta fabricação, venda e importação de produtos por falta de comprovação de segurança

Por: Redação

21/11/202513:29Atualizado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a circulação de canetas emagrecedoras proibidas no país, como T.G. 5 e Lipoless. Segundo o órgão, esses produtos não possuem registro que comprove qualidade, eficácia e segurança, o que impede sua fabricação, distribuição, importação, venda, propaganda e uso em território nacional.

Órgão veta fabricação, venda e importação de produtos como T.G. 5 e Lipoless por falta de comprovação de segurança.
Foto: Divulgação/Ascom Anvisa

As resoluções publicadas recentemente vetam especificamente os produtos T.G. 5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar. De acordo com a Anvisa, a medida foi adotada diante do aumento de evidências de propaganda e comercialização irregulares, inclusive na internet, prática proibida para medicamentos no Brasil.

“A intenção é coibir o desvio de uso desses produtos e proteger a saúde da população”, informou a agência.

A Anvisa também reforça que esses itens não podem ser trazidos do exterior. Medicamentos sem registro no Brasil só podem ser importados em situações excepcionais, para uso pessoal, mediante prescrição médica e cumprimento de requisitos específicos. No entanto, quando há proibição expressa, como no caso dos produtos citados, essa possibilidade deixa de existir.

Segundo o órgão, o uso de medicamentos não aprovados dificulta a rastreabilidade em casos de efeitos adversos e impede a adoção de medidas regulatórias, caso necessário.