Logo

Salvador adere à iniciativa internacional para reduzir emissões de metano

Capital baiana é a única cidade da América Latina a bater redução acima de 30% das emissões

Por: Redação

04/11/202520:00

A capital baiana aderiu à iniciativa ‘Redução de Resíduos Orgânicos de Metano’ (LOW-M, na sigla em inglês), uma coalizão de organizações globais que busca diminuir as emissões de metano provenientes do setor de resíduos. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (4), pelo prefeito Bruno Reis, que assinou a adesão da capital baiana durante a Cúpula Mundial de Prefeitos da rede global C40, realizada no Rio de Janeiro.

Foto Salvador adere à iniciativa internacional para reduzir emissões de metano
Foto: Divulgação / Secom PMS

“Hoje assinamos a adesão de Salvador à LOW-M (Lowering Organic Waste Methane), iniciativa apoiada pela Coalizão pelo Clima e Ar Limpo (CCAC), pelo Ministério do Meio Ambiente e outros parceiros, com foco em políticas públicas, assistência técnica e soluções financeiras para reduzir metano de resíduos orgânicos”, disse ele.

Bruno Reis ressaltou que a adesão reafirma o compromisso de Salvador em avançar cada vez mais na pauta da sustentabilidade: “Essa iniciativa representa uma oportunidade concreta de avançar no fortalecimento das políticas de gestão de resíduos e nas estratégias de mitigação climática, reforçando nossos esforços para atingir a meta de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2049”, salientou.

Compromisso mundial

De acordo com o governo federal, a meta da LOW-M é acelerar o cumprimento do Compromisso Global do Metano, que prevê a queda das emissões do gás de efeito estufa em pelo menos 1 milhão de toneladas métricas por ano até 2030.

O Compromisso Global do Metano foi assinado em 2021 durante a 26ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, a COP26, na Escócia. Na ocasião, o Brasil e outros mais de 100 países estabeleceram como objetivo reduzir 30% das emissões de metano até 2030, em relação aos níveis de 2020, contribuindo com a mitigação do aquecimento global em curto prazo.

Referência 

Nesta segunda-feira (3), Salvador conquistou destaque internacional ao ser reconhecida entre as 11 cidades do mundo que mais reduziram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A capital baiana foi a única cidade da América Latina a alcançar uma redução superior a 30% das emissões, resultado que a coloca ao lado de metrópoles como Paris, Londres, Sydney e São Francisco.

Os dados fazem parte do relatório “Past the Peak: Accelerating climate action in C40 cities”, publicado pela rede global C40 Cities nesta segunda, às vésperas da Cúpula do C40, realizada no Rio de Janeiro. O prefeito Bruno Reis participa do evento na capital fluminense.

O levantamento, que analisou dados até fevereiro de 2025 utilizando o padrão internacional GPC (Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories), evidencia o avanço das cidades que já ultrapassaram seu pico de emissões e vêm registrando quedas consistentes. O estudo aponta que 60 das quase 100 cidades da rede C40 já entraram em trajetória descendente de emissões.