Logo

Obras da Igreja de São Francisco são prorrogadas até fevereiro de 2026

Reforma da “Igreja de Ouro” em Salvador, iniciada após acidente fatal, receberá novo investimento do Iphan

Por: Redação

29/10/202511:24

As obras de recuperação da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, ganharam novo prazo para conclusão. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que a reforma do templo, conhecido como “Igreja de Ouro”, será estendida por mais quatro meses, com previsão de término em fevereiro de 2026.

Foto Obras da Igreja de São Francisco são prorrogadas até fevereiro de 2026
Foto: Divulgação / Devesa Civil

O adiamento ocorre quase um ano após o desabamento do forro do teto, que provocou a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto (SP). Na tragédia, outras cinco pessoas ficaram feridas enquanto visitavam o local. Giulia estava sentada em um dos bancos, observando o teto, quando foi atingida pelos escombros.

Desde o início da intervenção, o Iphan já destinou R$ 1,3 milhão às ações emergenciais. Os recursos foram aplicados em escoramento, limpeza, avaliações estruturais e na proteção dos elementos artísticos da igreja, um dos principais símbolos do barroco brasileiro.

Novas etapas e recursos adicionais

Um Termo Aditivo assinado em 6 de outubro formalizou a prorrogação dos trabalhos, segundo o Iphan. A decisão foi tomada após a identificação de necessidades adicionais durante a execução das obras, especialmente relacionadas à substituição das telhas.

Para garantir a continuidade das intervenções, o Ministério da Cultura liberou mais R$ 1 milhão. A verba extra permitirá dar sequência às próximas fases de restauração, mantendo o foco na preservação da estrutura e dos elementos históricos da Igreja de São Francisco, um dos cartões-postais mais visitados de Salvador.