Logo

Monitoramento e guarda municipal ampliam proteção em áreas turísticas

Prefeitura reforça câmeras e patrulhamento da Guarda Municipal para proteger visitantes

Por: Marcos Flávio Nascimento

15/10/202517:00

Salvador tem reforçado a segurança e a infraestrutura em áreas turísticas, com o monitoramento de mais de 360 câmeras e a presença estratégica da Guarda Municipal, segundo o Diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da cidade, Gegê Magalhães em entrevista para o Portal Esfera no Rádio, transmitido pela Itapoan FM (97,5) e comandado por Luis Ganem. 

Foto Monitoramento e guarda municipal ampliam proteção em áreas turísticas
Foto: Pedro Henrique / Portal Esfera

As ações visam oferecer maior proteção a moradores e visitantes, além de organizar o fluxo de turistas na orla e no Centro Histórico.

O monitoramento da Orla de Salvador é realizado por meio do Prodetur, integrando mais de 360 câmeras de segurança que funcionam em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública. “Segurança é dever do Estado, mas estamos trazendo a Guarda Municipal para atuar diretamente nas áreas turísticas”, afirmou Magalhães.

O diretor destacou que a atuação da guarda é concentrada em regiões estratégicas, como o Centro Histórico, a Barra, o Bonfim e nas imediações do Santuário Santa Dulce dos Pobres. “Não adianta espalhar a guarda por toda a cidade. O foco é estar onde os turistas circulam”, explicou.

Segundo ele, áreas como o Pelourinho e a orla contam com patrulhamento contínuo, garantindo que visitantes encontrem apoio e orientação. “Hoje, posso dizer com propriedade: as áreas turísticas de Salvador estão entre as mais seguras da cidade”, garantiu.

Magalhães ressaltou ainda o trabalho conjunto com comandantes locais e policiais militares, exemplificando que durante a temporada de navios de cruzeiro, todas as ocorrências foram rapidamente atendidas e solucionadas. Ele lembra, porém, que turistas também devem manter atenção com seus pertences, como em qualquer cidade turística no mundo.