Governo da Bahia autoriza implantação de sistemas do VLT
Investimento total no modal soma R$ 5,4 bilhões.
Por: Redação
17/10/2025 • 17:25
O governo da Bahia, em parceria com o Governo Federal, autorizou a convocação da empresa vencedora da licitação para implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nesta sexta-feira (17).
A iniciativa, executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), marca uma nova fase no projeto, que já soma mais de dois mil trabalhadores e investimento total de R$ 5,4 bilhões.
Em visita ao pátio de obras do sistema, no Pátio da Calçada, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) comemoram as intervenções que, de acordo com eles, coloca a Bahia como protagonista do desenvolvimento econômico nacional.
“Salvador se coloca como uma cidade moderna, com metrô, com o VLT e, em breve, com a Ponte Salvador-Itaparica. São obras que transformam o cotidiano e fortalecem a economia local”, afirmou o governador.
“Além do VLT, há um conjunto de intervenções que estão transformando Salvador e a Região Metropolitana — como a Ponte Salvador-Itaparica, o novo Hospital Metropolitano, as requalificações de encostas e avenidas estruturantes e a ampliação da rede escolar — garantindo mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, afirmou Rui Costa.
De acordo com Jerônimo, a expectativa é que os primeiros trens cheguem ainda neste ano para o início da fase de testes.
"A execução do VLT está articulada com outras ações de infraestrutura, como a requalificação da Feira de São Joaquim, a recuperação do entorno do comércio, o serviço de macrodrenagem e os investimentos em turismo e urbanização", completou.
Relacionadas