Laudo comprova qualidade das bebidas de “O Cravinho" após operação
Barris onde eram produzidos as bebidas foram interditados nesta quinta-feira (16)
Por: Redação
17/10/2025 • 14:00 • Atualizado
O tradicional bar O Cravinho, no Pelourinho, recebeu nesta sexta-feira (17), um laudo técnico da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que atesta a "segurança" e "qualidade" dos ingredientes usados na produção de suas bebidas. O documento foi apresentado pelos proprietários um dia depois da operação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela polícia.
A ação, deflagrada um dia antes, resultou na interdição de barris de cachaça e na suspensão temporária da venda das misturas artesanais feitas com especiarias, até que análises laboratoriais confirmassem que não havia risco ao consumo.
De acordo com a nota divulgada pelo bar, o resultado do exame da Ufba descartou qualquer irregularidade.
“Os laudos técnicos confirmam a excelência e a segurança dos produtos utilizados para fazer as bebidas do Cravinho. Não há absolutamente nenhum problema com a cachaça usada na elaboração das nossas receitas”, afirma o texto.
A operação, chamada Bebidas Etílicas, tem como foco combater o uso de metanol, substância tóxica e proibida em bebidas, após recentes casos de intoxicação no país.
Mesmo com o laudo favorável, os donos do Cravinho informaram que o estabelecimento continuará fechado temporariamente, “em respeito aos clientes e às autoridades”, até que todas as análises oficiais sejam concluídas.
Durante a vistoria, amostras das bebidas foram recolhidas por equipes do Mapa e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que seguem com as perícias complementares.
Relacionadas