Logo

Homem morre afogado no Rio Vermelho; Salvador soma 4 vítimas em setembro

Capital baiana registra série de afogamentos e Bombeiros alertam para riscos nas praias

Por: Redação

19/09/202508:26Atualizado

Um homem ainda não identificado morreu na noite desta quinta-feira (18), após se afogar na Praia de Santana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ele estava acompanhado de duas mulheres quando entrou no mar e desapareceu.

Foto Homem morre afogado no Rio Vermelho; Salvador soma 4 vítimas em setembro
Foto: Reprodução/Redes sociais

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram reanimá-lo por cerca de 30 minutos, mas o óbito foi confirmado no local, segundo relatos de testemunhas.

Este é o quarto caso fatal de afogamento registrado em Salvador apenas neste mês. Na quarta-feira (17), um homem de aproximadamente 50 anos morreu na Praia da Paciência, também no Rio Vermelho. Já no dia 9, o corpo de Lucas Santana, de 18 anos, foi encontrado em Amaralina após ser levado pela correnteza. Ainda nesta quinta, o corpo do jovem Yuri Machado Rocha, de 27 anos, desaparecido desde domingo (14), foi localizado na Ilha de Itaparica.

Áreas de risco e orientações

De acordo com o Corpo de Bombeiros, praias como Amaralina, Paciência, Ondina, Buracão, Farol da Barra e Porto da Barra estão entre os pontos da capital com maior incidência de afogamentos. Essas áreas costumam apresentar correntes de retorno e trechos de profundidade abrupta, além do grande fluxo de banhistas e consumo de álcool.

O major André Matos alerta para medidas preventivas: atenção redobrada com crianças, evitar álcool antes de entrar no mar, manter distância de embarcações, não usar boias sem certificação, evitar colchões infláveis e ficar longe de áreas onde as ondas não quebram.

Segundo ele, nesses pontos “as ondas não quebram justamente por causa das correntes de retorno, o que aumenta o risco de afogamento”.