Detran combate clonagem à veículos com operação verão na Bahia
Mais de 400 cidades devem ter blitzes, que contará com IA para mapear inadimplência
Por: Domynique Fonseca
11/11/2025 • 17:00
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou, nesta terça-feira (11), a ampliação das ações de fiscalização e educação para a temporada de verão, com operações em todo o interior do estado e foco especial em cidades turísticas. Em entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, transmitido pela Itapoan FM (97,5), comandado por Luis Ganem, o diretor-geral Max Passos destacou a prioridade no combate à clonagem de veículos e detalhou a chamada Operação Ressonância, desenvolvida em parceria com forças de segurança.
“No verão as operações aumentam, principalmente as blitz. Já começou e vamos intensificar, inclusive no interior da Bahia, especialmente nos locais que recebem turistas”, afirmou Max Passos, ressaltando a importância de atitudes simples dos condutores, como uso de cinto, respeito ao limite de velocidade, capacete para motociclistas e evitar dirigir sob efeito de álcool ou mexendo no celular.
Segundo o diretor, a Operação Ressonância, uma ação integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnica, resultou na apreensão de quase 100 veículos com indícios de clonagem. Passos informou que há um ato previsto para o dia 14 em que o governador devolverá os carros apreendidos aos proprietários legítimos, numa ação semelhante à que já foi feita com celulares recuperados.
“A clonagem de placa é um dos maiores problemas que temos hoje no Detran. É mais fácil clonar a placa antiga ou a nova. Inclusive estamos estudando a possibilidade de tornar obrigatória a troca para a placa nova”, declarou o diretor, apontando que a padronização das placas poderia aumentar a segurança e a rastreabilidade dos veículos.
O Detran-BA também utiliza ferramentas de inteligência para calibrar as ações de campo. “A nossa IA nos dá onde temos mais veículos rodando com inadimplência e a gente intensifica as blitz nesses locais”, explicou Passos, que prevê atuação em 417 municípios com apoio da Polícia Militar e das guardas municipais.
A expectativa é que as operações alcancem regiões com grande fluxo de turistas, como a faixa do extremo sul, onde o volume de veículos aumenta durante a alta estação.
Educação no trânsito como pilar
Além da fiscalização, o departamento reforça a vertente educativa. A coordenação de educação do Detran, dirigida pelo coronel Rodrigues, ampliou palestras em escolas e desenvolveu material lúdico para crianças, entre eles uma “carteirinha de habilitação infantil” e um cartão-brincadeira de “mini multa”, usado para reforçar hábitos seguros em casa e no carro.
“Depois das palestras, a gente dá o cartãozinho se o pai não usar cinto, pega uma ‘multa’; mexer no celular, outra multa é uma campanha educativa que envolve a família”, contou o diretor.
Com o anúncio da intensificação das operações, o Detran-BA conciliará educação, fiscalização e tecnologia para reduzir infrações e crimes relacionados a veículos. Entre as medidas anunciadas, destaca-se a continuidade da Operação Ressonância, o planejamento de blitzes seletivas com base em dados de inadimplência e estudos sobre a eventual obrigatoriedade da troca de placas para o novo modelo.
Relacionadas
