Logo
MENU

Vital

BUSCAR

Veganismo na infância é perigoso?

Especialistas compartilham dicas

Por: Gabriel Pina

15/07/202508:00

O veganismo tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos.  Segundo um levantamento feito pela organização britânica Sociedade Vegana, cerca de 3% da população do Reino Unido segue dietas veganas, representando cerca de 2 milhões de pessoas. Mas, esse hábito alimentar, quando iniciado na infância, requer alguns cuidados. 

Criança comendo melão
Foto: Reprodução/FreePik

Apesar de poderem oferecer proteção contra doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e alguns tipos de câncer, graças ao alto teor de fibras e antioxidantes presentes nos vegetais, para especialistas, os desafios nutricionais, especialmente no caso de crianças, são um ponto de atenção. 

Essencial para o desenvolvimento neurológico, a vitamina B12 está naturalmente presente apenas em alimentos de origem animal, assim como outros nutrientes como ômega-3 (DHA e EPA), cálcio, ferro e zinco, o que pode exigir uma também suplementação ou uso de alimentos fortificados.

Nesse sentido, o veganismo rende posições diferentes sobre a adequação do veganismo para crianças. Nações como os Estados Unidos e o Reino Unido consideram a dieta segura quando bem planejada. Já as organizações de saúde da Alemanha, França, Bélgica e Polônia se demonstram preocupadas com o assunto.

Nesse sentido, para garantir uma nutrição adequada, especialistas recomendam:

1. Suplementação de vitamina B12, essencial para veganos de todas as idades.

2. Consumo de alimentos fortificados com cálcio e vitamina D

3. Combinação de fontes vegetais de ferro com alimentos ricos em vitamina C para melhor absorção

4. Inclusão de fontes vegetais de ômega-3 (como linhaça e chia) ou suplementos derivados de algas

5. Variedade na dieta, priorizando alimentos naturais em vez de produtos veganos ultraprocessados

Com planejamento e acompanhamento profissional, as dietas veganas podem ser adaptadas para crianças. No entanto, os pais precisam estar bem informados sobre as necessidades nutricionais específicas em cada fase do desenvolvimento infantil para garantir o bem-estar dos pequeninos.