Salvador realiza a primeira cirurgia cardíaca robótica do Norte-Nordeste
Segundo os profissionais de saúde, o procedimento pioneiro gera uma recuperação mais eficaz
Por: Redação
29/09/2025 • 16:57
A capital baiana, através do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), realizou a sua primeira cirurgia cardíaca robótica do Norte-Nordeste. O procedimento, aconteceu no dia 24 de setembro, em um paciente de 60 anos, que tinha um tumor benigno intracardíaco.
Para os profissionais de saúde, o procedimento, tem um significado valioso, especialmente nos fatores de precisão com as câmeras de 3D de alta resolução, segurança, além de tempo menor de internação, dor mais inferior e menor quantidade de cicatrizes.
De acordo com informações detalhadas do cirurgião cardiovascular, Marco Guedes, responsável pela equipe do procedimento, “A cirurgia robótica amplia as possibilidades de tratamento para doenças cardíacas complexas com maior segurança, menor invasividade e resultados mais consistentes. É um grande avanço para a cardiologia da nossa região”, opinou.
A cardiologista Marianna Andrade, coordenadora da cardiologia do HMDS, afirma que agora Salvador também é referência em inovação e tecnologia na área da cardiologia, trazendo para perto da população baiana recursos antes acessíveis apenas em grandes centros nacionais e internacionais. “Esse avanço faz parte de uma estratégia maior, queremos posicionar a cardiologia da Rede Mater Dei como referência nacional, unindo inovação com cuidado personalizado”, assegurou.
Relacionadas