Logo
Menu

Vital

Buscar

Atividade física apenas nos fins de semana protege a saúde, aponta estudo

Pesquisadores mostram que “atletas de fim de semana” reduzem o risco de mais de 200 doenças, incluindo diabetes, de forma semelhante a quem se exercita diariamente

Por: Lorena Bomfim

17/08/202509:08

Um estudo realizado pelo Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, revelou que praticar atividade física apenas aos fins de semana pode trazer os mesmos benefícios à saúde que se exercitar de segunda a sexta-feira. Segundo a pesquisa, os chamados “atletas de fim de semana” reduzem o risco de desenvolver 264 doenças ao optarem por se exercitar somente nos sábados e domingos.

Atividade física apenas nos fins de semana
Foto: Reprodução/FreePik

A pesquisa envolveu cerca de 90 mil pessoas que receberam dispositivos capazes de medir a aceleração da gravidade e o deslocamento diário, permitindo aos pesquisadores contabilizar o volume e a intensidade das atividades físicas.

O estudo comparou três grupos: pessoas sedentárias, indivíduos que se exercitam diariamente durante a semana e atletas de fim de semana. A partir desses dados, os pesquisadores analisaram a incidência de 16 tipos de doenças em 678 condições, incluindo enfermidades mentais, neurológicas e outras categorias.

Os resultados mostraram que tanto os atletas de fim de semana quanto os que se exercitam de segunda a sexta apresentaram redução no risco de mais de 200 doenças em relação ao grupo sedentário. Especificamente, o risco de desenvolver diabetes caiu 43% entre os que praticam exercícios apenas nos finais de semana e 46% entre os que se exercitam durante a semana, demonstrando resultados bastante semelhantes.

Outra pesquisa, divulgada pela revista Obesity, reforça que os atletas de fim de semana também podem se beneficiar na perda de peso, apresentando menor adiposidade abdominal e índice de massa corporal semelhante aos praticantes de atividade física cinco dias por semana.

O estudo indica que, mesmo com a rotina corrida do dia a dia, é possível obter ganhos significativos à saúde concentrando os exercícios nos finais de semana.