Setembro Amarelo: psicóloga alerta sobre prevenção do suicídio
Profissional orienta sobre sinais de adoecimento psíquico e busca de ajuda especializada
Por: Iago Bacelar
03/09/2025 • 12:32 • Atualizado
A psicóloga Perla Neiva destacou no Programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM (97,5), a importância de campanhas de conscientização durante o Setembro Amarelo. Ela explicou como a atenção à saúde mental é essencial para prevenir o suicídio e a necessidade de buscar ajuda quando surgem sinais de adoecimento psíquico.
"A sua vida importa. Essa é uma frase da campanha que a gente usava. A sua vida importa", afirmou a psicóloga, reforçando que cada pessoa deve ser valorizada e acolhida.
Atenção à saúde mental como forma de prevenção
Perla explicou que muitas pessoas identificam facilmente problemas físicos, mas nem sempre reconhecem sinais de transtornos emocionais.
Segundo ela, sem a atenção adequada, sintomas como depressão podem se agravar e aumentar o risco de suicídio e a prevenção envolve o cuidado com a saúde mental e física de forma integrada, incluindo aspectos sociais e espirituais.
A psicóloga também destacou que campanhas como o Setembro Amarelo são essenciais para informar a população sobre os riscos e oferecer recursos de apoio. Ela lembrou que qualquer pessoa em situação de risco pode buscar ajuda imediatamente pelo CVV, ligando para 188, ou consultando informações pelo site.
Relacionadas