Logo

Entenda os riscos de levar os pets para o carnaval

Temporada da folia exige atenção redobrada com os animais

Por: Redação

30/01/202620:00

Aglomeração, barulho excessivo e calor. Para além da folia, a temporada de carnaval pode oferecer sérios riscos ao bem-estar dos animais, se tornando uma experiência marcada pelo estresse agudo, desgaste físico e até problemas de saúde que necessitam de intervenção veterinária para muitos pets

pet carnaval
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik

Nesse sentido, o período requer que os tutores redobrem os cuidados. Sinais de desconforto, como tremores, respiração acelerada, orelhas recolhidas, tentativas de escapar ou rigidez nos músculos devem ser encarados com atenção, retirando o animal do espaço o mais rápido possível.

Outro ponto de alerta é o calor. Temperaturas intensas podem agravar condições, podendo aumentar o risco de hipertermia, principalmente se combinado com exercício físico. Por isso, a hidratação e o controle da temperatura são fatores de alerta indispensáveis para os tutores.

É fundamental oferecer água fresca regularmente e ficar atento a indícios de superaquecimento, como salivação em excesso, língua com coloração muito vermelha ou arroxeada e falta de energia. Outro ponto de cuidado são as superfícies como o asfalto, que podem ficar extremamente quentes e causar queimaduras nas patas, sendo recomendado evitar sair com os pets entre os horários das 10h e 17h.

Já as fantasias para os bichanos só são aconselháveis se o animal se sentir totalmente à vontade. As peças devem ser leves, permitir a circulação de ar e nunca cobrir os olhos, o focinho ou as orelhas. Se o pet tentar tirar a roupa ou mostrar qualquer sinal de irritação, a orientação é removê-la imediatamente para prevenir estresse e que partes sejam acidentalmente engolidas.

A atenção com alimentos também precisa ser redobrada. Comidas vendidas não são apropriadas para os pets. Itens como chocolate, uvas, carambola, cebola, alho e alimentos com temperos estão na lista daqueles que podem ser tóxicos para cães e gatos.