Primeiro fugitivo da fuga em massa de Eunápolis é preso após nove meses
Valtinei dos Santos Lima, o Dinei, foi preso em flagrante por tráfico em Porto Seguro e tentou se passar pelo irmão
Por: Lorena Bomfim
17/09/2025 • 08:37
Nove meses após a fuga de 16 internos do Conjunto Penal de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, a Polícia Civil prendeu o primeiro foragido. A evasão ocorreu em dezembro de 2024 e resultou na libertação de Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dadá, fundador do antigo Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), posteriormente incorporado ao Comando Vermelho (CV).
O capturado é Valtinei dos Santos Lima, também conhecido como Dinei. Ele havia sido preso em flagrante no último dia 6 de setembro, no município de Porto Seguro, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Na ocasião, o detento apresentou documentos falsos em nome do irmão, Luciano Santos Lima.
A fraude foi descoberta nesta terça-feira (16), durante a transferência de presos para o Conjunto Penal de Eunápolis. Valtinei foi reconhecido e encaminhado novamente à delegacia, onde confessou o uso da identidade do irmão. Um exame papiloscópico confirmou a falsidade documental e atestou sua real identidade.
“Diante disso, foram cumpridos os dois mandados de prisão existentes contra Valtinei, sendo um de prisão preventiva e outro decorrente de regressão de regime prisional, ambos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Eunápolis”, informou a Polícia Civil, em nota.
Com a prisão de Dinei, a polícia chega ao segundo desfecho em relação aos 16 fugitivos. O outro caso ocorreu ainda em Eunápolis, quando um dos foragidos foi localizado em uma residência e acabou morto durante a ação policial.
Até o momento, outros 14 detentos seguem foragidos.
Relacionadas