Logo
Menu

Por Dentro da Lei

Buscar

Delegada da Polícia Civil é investigada por furto e agressões em estabelecimento

Caso pode configurar infrações disciplinares previstas na Lei Estadual nº 11.370/2009

Por: Lorena Bomfim

18/08/202509:23

A Polícia Civil da Bahia instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta de uma delegada suspeita de envolvimento em um furto de pequeno valor em uma loja. Segundo a portaria que determinou a abertura do processo, a servidora também teria apresentado comportamento agressivo com funcionários e clientes do estabelecimento.

Delegada da Polícia Civil é investigada por furto e agressões em estabelecimento
Foto: Ascom-PCBA / Divulgação

O documento aponta que “tais atos, amplamente repercutidos, resultaram em potencial dano à imagem institucional da Polícia Civil, além da inobservância dos princípios da moralidade, probidade, decoro, urbanidade e lealdade institucional”.

Esta não é a primeira vez que a delegada responde a um PAD. Em fevereiro de 2024, outro procedimento foi instaurado após um desentendimento com uma idosa, ocorrido em maio de 2023. Na ocasião, de acordo com a portaria, a policial teria discutido com a vítima devido a problemas no conserto de um eletrodoméstico e o atrito evoluiu para agressões físicas, resultando em lesões registradas em laudos periciais.

De acordo com a Polícia Civil, caso fique comprovada a conduta referente ao suposto furto, a delegada pode ter cometido infrações disciplinares previstas no Artigo 90 da Lei Estadual nº 11.370/2009, entre elas: valer-se do cargo para obter vantagem pessoal, praticar ato definido como infração penal incompatível com a função policial e comprometer a imagem da instituição.