CCJ da ALBA cria política “Vini Jr.” para combate ao racismo em estádios
As medidas contra o crime incluem a criação do Protocolo de Combate ao Racismo
Por: Redação
24/09/2025 • 20:20
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou a criação de uma Política Estadual, nomeada de “Vini Jr.”, para o combate do crime de racismo em estádios e arenas esportivas do estado da Bahia. O projeto, de autoria do deputado Hilton Coelho (PSOL), prevê a criação do “Protocolo de Combate ao Racismo”, que torna obrigatório que os eventos realizados no Estado sigam um rito para impedir práticas discriminatórias.
Além disso, a medida prevê o encerramento total da partida em andamento, caso seja deflagrada a prática do crime de racismo por grupo de pessoas ou em situação de reincidência. Por fim, o projeto pretende ampliar a divulgação e a realização de campanhas educativas nos períodos de intervalo ou que antecedem eventos esportivos ou culturais.
A política é intitulada de Vini Jr. em homenagem ao atacante do Real Madrid que, em 2023, foi alvo de ataques racistas por torcedores e comentaristas esportivos da Espanha, gerando uma onda de revolta internacional. Desde então, o jogador brasileiro se tornou um dos grandes nomes da luta antirracista dentro e fora das quadras.
Relacionadas