Logo

Carnaval: MP impõe limite de pessoas em trios elétricos

Normas técnicas da festa popular foram discutidas em reunião

Por: Redação

15/01/202616:27Atualizado

O Carnaval nem começou, mas a segurança já está em discussão pelo Ministério Público da Bahia (MPBA)e pelo Corpo de Bombeiros (CBMBA). Entre os temas abordados na reunião entre os dois órgãos estaduais na última quarta (14) estão vistorias que serão realizadas nos equipamentos e estruturas, incluindo camarotes, além dos critérios relacionados ao número de pessoas permitidas nos trios elétricos.

Foto Carnaval: MP impõe limite de pessoas em trios elétricos
Foto: Joka Gueiros / Secom PMS

Conforme a Instrução Técnica nº 46/2024 do CBMBA, o limite máximo recomendado é de três pessoas por metro quadrado de área útil, medida adotada para evitar superlotação e reduzir a possibilidade de acidentes. 

Outros temas discutidos 

As discussões também trataram das diretrizes gerais de fiscalização, que seguem as normas do Corpo de Bombeiros para eventos, incluindo etapas de regularização e exigências de segurança. 

No encontro, integrantes do Corpo de Bombeiros apresentaram os principais pontos da Instrução Técnica nº 46/2024, detalhando medidas consideradas essenciais para o funcionamento seguro de camarotes e trios durante o Carnaval, com ênfase na observância dos limites de público e no cumprimento das exigências técnicas previstas para grandes eventos.

Representantes e órgãos presentes

Durante a reunião, que ocorreu no Parque Tecnológico da Bahia e que teve como foco a prevenção de riscos durante os dias de folia, estiveram presentes os promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues, coordenadores do Plantão de Carnaval do MPBA; a coordenadora da Central de Apoio Técnico (Ceat), Andréa Scaff, acompanhada de equipe do órgão; Suzilene Sousa Marques; e Pablo Almeida. 

Participaram ainda o coordenador do Grupo de Trabalho de Festas Populares da Secretaria da Segurança Pública (SSP), coronel Maurício Marinho, produtoras de artistas e representantes de trios elétricos e camarotes; além de integrantes da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).