Logo

Entidades de imprensa repudiam agressão contra jornalistas na Câmara

ABERT, ANJ e ANER criticam impedimento de cobertura e corte de sinal durante sessão

Por: Redação

10/12/202510:26

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgaram, nesta quarta-feira (10), uma nota conjunta em que repudiam a proibição do trabalho de jornalistas durante a sessão da Câmara dos Deputados realizada na última terça-feira (9), em Brasília.

Foto Entidades de imprensa repudiam agressão contra jornalistas na Câmara
Foto: Deputado Glauber Braga/Facebook via Agência Brasil

De acordo com as entidades, profissionais que acompanhavam os trabalhos legislativos foram impedidos de exercer suas funções, e o sinal da TV Câmara chegou a ser interrompido. Para as associações, as medidas adotadas são incompatíveis com o livre exercício do jornalismo e representam um grave ataque à transparência pública.

As organizações ressaltaram que a liberdade de imprensa é resguardada pela Constituição Federal, que proíbe qualquer forma de censura. No comunicado, ANJ, ABERT e ANER afirmam esperar uma apuração rigorosa para identificar responsabilidades e garantir que episódios de intimidação contra a categoria não voltem a ocorrer.

As entidades reforçaram ainda que a imprensa tem papel essencial na fiscalização do poder público e na garantia do direito da sociedade à informação.