Educafro questiona Toffoli sobre acareação com diretor negro do BC
Dúvida envolve participação de Ailton Santos em depoimento sobre fraudes no Banco Master
Por: Redação
29/12/2025 • 18:20
O diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino Santos, será ouvido em acareação com o ex-presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, nesta terça-feira (30). A participação do gestor no processo motivou questionamentos da Educafro, organização que promove inclusão de negros no mercado financeiro, à Suprema Corte e à Procuradoria-Geral da República (PRG).
Conforme informações do portal Metrópoles, em documento enviado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, à PGR, ao presidente do BC, Gabriel Galípolo, e ao presidente do órgão, Edson Fachin, a Educafro questiona a necessidade institucional da acareação.
“O questionamento não tem caráter pessoal, nem busca atribuir responsabilidades individuais. Trata-se de refletir sobre qual nível institucional é mais adequado para o enfrentamento de controvérsias que dizem respeito à atuação global brasileira da autoridade monetária”, afirma o texto da organização.
Em resposta, Dias Toffoli destacou que a presença de Santos é “de essencial relevância para o esclarecimento dos fatos”, considerando que a investigação envolve a atuação da autoridade reguladora nacional e decisões de caráter sistêmico sobre regulação e fiscalização financeira.
Relacionadas
