Logo

Deputado destaca importância do Código de Defesa do Consumidor

Bispo Marinho reforça a necessidade de que os brasileiros conheçam o Código de Defesa do Consumidor

Por: Domynique Fonseca

07/11/202517:00

O entrevistado desta sexta-feira (7), do programa Portal Esfera no Rádio, transmitido pela Itapoan FM (97,5) e apresentado por Luis Ganem, foi o deputado federal e presidente estadual do Republicanos na Bahia, Bispo Márcio Marinho. Durante a conversa, o parlamentar destacou sua atuação na defesa dos direitos do consumidor e o trabalho que realiza à frente do projeto Patrulha do Consumidor, que já solucionou mais de 20 mil casos em todo o país.

Foto Deputado destaca importância do Código de Defesa do Consumidor
Foto: Lorena Bomfim/ Portal Esfera

Marinho reforçou a necessidade de que os brasileiros conheçam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado pelo deputado constituinte baiano Joacim Góes. Segundo o parlamentar, o desconhecimento é um dos principais fatores que levam as pessoas a serem lesadas em suas relações de consumo.

“A Bíblia diz que o povo sofre por falta de conhecimento, e é verdade. Quando a gente tem conhecimento, ninguém lesa a gente. O Código de Defesa do Consumidor é de fácil interpretação, mas se as pessoas não conhecerem seus direitos, acabam sendo prejudicadas”, afirmou.

Reprodução/ Instagram @deputadomarciomarinho

Reprodução/ Instagram @deputadomarciomarinho


Ele explicou que muitos consumidores ainda desconhecem direitos básicos, como o de troca imediata de produtos essenciais, a exemplo de geladeiras e outros itens indispensáveis.

“Esses casos não se enquadram no prazo de 30 dias que as empresas alegam para conserto. O Código é claro: produtos essenciais precisam de solução imediata”, pontuou o deputado.


Solução dos problemas

 

Com mais de dez anos de atuação no projeto Patrulha do Consumidor, Márcio Marinho contou que o programa tem ajudado famílias que sofreram prejuízos e não sabiam a quem recorrer.

“Já resolvemos casos de pessoas simples, como uma senhora que gastou o salário das férias para comprar um sofá e teve problema em dois meses. A loja e o fabricante tentaram se isentar, mas o artigo 26 do CDC deixa claro que a responsabilidade é solidária”, explicou.

O deputado reforçou que quem desejar apoio pode entrar em contato pelo e-mail patrulha.record.bahia@gmail.com ou pelo Instagram @deputadomarciomarinho, onde ele e sua equipe recebem denúncias e orientam os consumidores sobre seus direitos.

“Nosso trabalho é fazer com que o cidadão tenha voz e saiba como exigir respeito. Conhecer o Código é a melhor forma de se proteger”, concluiu.