Bolsonaro passa por bloqueio do nervo frênico para tratar soluços persistentes
Ex-presidente segue em observação após procedimento indicado para soluços diários
Por: Redação
27/12/2025 • 17:43 • Atualizado
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico neste sábado (27) para realizar um novo procedimento médico, informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
"Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo", escreveu ela em uma rede social. Ela destacou que os soluços diários já duram nove meses, causando luta e angústia.
A assessoria do hospital particular onde Bolsonaro está internado ainda não havia confirmado o procedimento até a última atualização da reportagem divulgada pelo g1. Em outra publicação, Michelle informou que o procedimento foi concluído pouco antes das 16h:
"Recebi a mensagem de Cláudio Birolini informando que o procedimento foi concluído. Seguimos em oração para que seja exitoso e para uma boa recuperação. Ele permanecerá em observação por mais 30 minutos. Gratidão a todos que intercederam e à incrível equipe médica", escreveu.
Entenda o procedimento
O bloqueio do nervo frênico é um procedimento que reduz temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, ajudando a interromper soluços persistentes. Ele é realizado com anestesia local, com aplicação de medicamento próximo ao nervo, geralmente guiada por ultrassom. A técnica é indicada apenas quando os soluços não respondem a tratamentos comuns e causam impacto clínico relevante.
Recentemente, uma perícia médica do Instituto Nacional de Criminalística avaliou que o bloqueio do nervo frênico seria uma medida tecnicamente adequada e deveria ser realizado o quanto antes, dada a situação de saúde do ex-presidente.
Relacionadas
