Salvador encerra participação na COP 30 com avanços na agenda da sustentabilidade
Prefeito Bruno Reis e comitiva participaram de painéis e mesas
Por: Redação
15/11/2025 • 10:56 • Atualizado
A capital baiana encerrou sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), em Belém (PA). Ao longo da semana, uma comitiva municipal coordenou dois painéis oficiais da conferência, um deles com a presença do prefeito de Salvador Bruno Reis, que participou também de mesas de discussão que abordaram temas como economia circular, governança climática, mobilidade sustentável e sistemas alimentares resilientes.
O último dia de atividades da comitiva foi marcado pelo painel "Grandes Eventos e Ação Climática: cultura, resiliência e oportunidades", coordenado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), onde foram apresentadas as ações e cases de sucesso da capital baiana para mitigar as emissões de gases do efeito estufa nos grandes eventos de Salvador, a exemplo do Carnaval, a maior festa de rua do planeta.
A participação soteropolitana no evento também foi marcada pelo lançamento da Cartilha do Carnaval Sustentável, documento que reúne diretrizes e boas práticas para transformar a festa popular em uma plataforma de inovação climática, trazendo orientações para camarotes, blocos, trios elétricos, ambulantes, foliões, catadores e equipes técnicas, abordando temas como redução de resíduos, estímulo à reciclagem, utilização de embalagens sustentáveis, consumo energético, entre outros.
“A Cartilha do Carnaval Sustentável representa para nós muito mais do que um documento, ela é um chamado para que cada folião, bloco, camarote, catador de material ou prestador de serviço seja protagonista da cidade que queremos: alegre, vibrante, inclusiva e responsável. Ao apresentar esses resultados na COP30, mostramos que a maior festa do mundo é também uma plataforma de inovação climática, economia circular e justiça social”, afirmou o titular da Secis, Ivan Euler.
Outros destaques da participação de Salvador na COP30 foram a apresentação dos projetos municipais como o Roda e o Recicla Capital, além do projeto Novo Mané Dendê e Corredor Verde.
Além disso, a área de mobilidade soteropolitana também participou do evento, representada pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, em debates sobre transporte sustentável, eletromobilidade e descarbonização de modais.
Relacionadas
