Prefeito de Salvador descarta tarifa zero no transporte: “Uma piada”
Discussão da aplicação de tarifa zero na gestão Bruno Reis é mínima
Por: Redação
13/10/2025 • 14:42
Os usuários do transporte público devem permanecer com o pagamento tradicional da tarifa no dia a dia em Salvador. De acordo com o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), nesta segunda-feira (13), a chance de tornar gratuito o acesso do soteropolitano aos coletivos é praticamente “uma piada”.
"Alguém vai ter que pagar essa conta. Vamos parar de piada, de conversa fiada, de enrolar a população. Se o governo federal assumir, terá todo o nosso apoio. Porém, os municípios não têm condições de bancar isso sozinhos", assegurou em coletiva de imprensa no lançamento da programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, no bairro do Stiep.
Essa não é a primeira vez que o gestor ironiza a possibilidade de tarifa zero. Aliado a isso, nesta segunda, ele garantiu que o custo por ano do transporte público, na cidade, supera R$ 1,33 bilhão.
Alternativa gratuita
Ainda assim, Bruno Reis sinalizou que a mudança de planejamento seria possível caso o governo federal bancasse parte do custo do sistema. O detalhe é que o plano tem sido estudado pela equipe do presidente Lula (PT), porém não há programação, até o momento, para ser lançado no ano que vem, conforme afirmado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Relacionadas