Logo

Salvador Capital Afro: 40 dias de eventos com show de Léo Santana em novembro

Programação vai de 26/10 a 6/12; atividades serão descentralizadas, chegando a bairros periféricos

Por: Redação

13/10/202512:21Atualizado

A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (13) a programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, que reunirá exposições, oficinas, shows, rodas de conversa, intervenções urbanas, entre outras linguagens artísticas, durante 40 dias. Consolidado como um dos principais movimentos de valorização da cultura afro-brasileira no país, o evento terá início no dia 26 de outubro e vai até 6 de dezembro.

Foto Salvador Capital Afro: 40 dias de eventos com show de Léo Santana em novembro
Foto: Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Um dos destaques será o show de Léo Santana, no Dia da Consciência Negra, às 15h, na Praça Maria Felipa (Comércio). Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, em coletiva à imprensa.

“O que antes era apenas um dia para chamar a atenção da importância da Consciência Negra, agora, nós temos mais de um mês de programação, com uma pegada cultural forte, valorizando a nossa ancestralidade, as nossas tradições, a nossa negritude. O objetivo aqui é o empoderamento da população negra, que corresponde a mais de 83% da nossa população”, destacou o prefeito.

Neste ano, o Novembro Salvador Capital Afro terá como diferencial a descentralização das atividades, que acontecerão diariamente em diferentes regiões da cidade, incluindo bairros periféricos e comunidades tradicionais. Além do Centro Histórico, as ações acontecerão no Candeal, Cajazeiras, Ilha de Maré, Itapuã, Nordeste de Amaralina e outras localidades.

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou que o movimento busca dar ênfase à valorização da ancestralidade, ao mesmo tempo em que amplia o acesso às políticas culturais e fomento à economia criativa.

“A ideia é mostrar a força do nosso povo, a nossa história, a marca da nossa ancestralidade. O Salvador Capital Afro tomará as ruas da cidade, desde apoiando outros eventos como o Afropunk até realizando os próprios, reunindo pessoas que sabem fazer arte e cultura, além de capacitações para estimular o empreendedorismo negro”.

Programação em Destaque

O pontapé inicial do Novembro Salvador Capital Afro será no dia 26 de outubro, com o show Salvador Cidade da Música, que trará a Orquestra Afro Sinfônica e convidados.

Em 1º de novembro, a Casa das Histórias de Salvador recebe a abertura da exposição “Floresta de Infinitos”, criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana. No mesmo dia acontece o Afro Fashion Day, no Terreiro de Jesus.

De 3 a 5, o Centro de Convenções de Salvador sedia o Encontro Global de Artivismo, reunindo mais de 800 artistas e líderes de cerca de 60 países. Na sequência, de 5 a 7, o Festival Nosso Futuro promove intercâmbio cultural no Arquivo Público Municipal.

Nos dias 7 e 8, o cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia apresenta o espetáculo “Baía Profunda”.

Nos dias 8 e 9, Salvador recebe, no Parque de Exposições, uma das atrações mais aguardadas: o Afropunk, um dos maiores festivais de cultura negra do mundo.

Entre 10 e 22, a Prefeitura realiza o Festival Salvador Capital Afro, com uma extensa programação cultural, artística e formativa em diversos bairros da cidade.

Nos dias 15 e 16, o Pelourinho recebe o Femadum, evento cultural anual realizado pelo grupo musical Olodum.

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, às 15h, será marcado pelo show especial de Léo Santana na Praça Maria Felipa.

O mesmo lugar receberá, entre os dias 26 e 30 de novembro, a primeira edição do Festival Feira Preta, promovendo cultura, inovação e empreendedorismo negro.

A programação do Novembro Salvador Capital Afro será encerrada nos dias 5 e 6 de dezembro com o Festival Afroturismo.