Logo

Irã afirma que EUA podem virar alvo de ataques caso interfira em onda de protestos

Declaração acontece após fala ameaçadora de Donald Trump

Por: Redação

11/01/202615:30

Durante sessão no parlamento iraniano, o presidente da casa, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que, caso os Estados Unidos decidam intervir nas manifestações populares que estão ocorrendo no Irã, o país norte-americano se tornará um “alvo legítimo” para ataques.

Mohammad Bagher Ghalibaf
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

“Se os Estados Unidos lançarem um ataque militar, tanto os territórios ocupados quanto as bases militares e portuárias americanas serão alvos legítimos para nós”, afirmou Ghalibaf.

A declaração acontece em resposta ao recente posicionamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicado na rede social “The Truth Social”, neste sábado (10), em que afirmou que os EUA estariam “prontos para ajudar” os manifestantes contra as ações de repressão dos protestos por parte do governo iraniano.

Segundo informações da Organização Não Governamental (ONG) HRANA (Human Rights Activists News Agency), até o momento 65 pessoas morreram, enquanto outras 2.300 foram presas. Ao todo, os protestos acontecem em pelo menos 512 pontos diferentes em 180 cidades iranianas.