Logo

Embaixada do Brasil critica ataques na Venezuela durante reunião na ONU

Sérgio Danese chama o ato de “afronta muito séria à soberania” do país sul-americano

Por: Redação

05/01/202615:30

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu nesta segunda-feira (5), em Nova York, para debater sobre a operação dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e da esposa, Cilia Flores.

No decorrer das discussões, o embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, criticou as ações dos Estados Unidos em território venezuelano:

Embaixador Sergio Danese
Foto: Divulgação/ONU

“Os bombardeios no território venezuelano e a captura do presidente (Nicolás Maduro) cruzam uma linha inaceitável. Esses atos constituem uma afronta muito séria à soberania da Venezuela e abrem um precedente muito perigoso para toda a comunidade internacional."


Reunião


O encontro na ONU surgiu após o pedido feito pela Colômbia, governada por Gustavo Petró, que tem acumulado embates com o presidente norte-americano, Donald Trump. Já o Brasil deve estar presente na reunião, mas não terá direito a voto.

Leia mais:

Jornal americano aponta mais de 80 mortes em ação que capturou Maduro

Papa Leão XIV pede soberania e paz após prisão de Maduro na Venezuela


Captura


Os Estados Unidos atacaram diversas regiões da Venezuela no último sábado (3). Na ocasião, o presidente norte-americano, Donald Trump, capturou o presidente Nicolás Maduro e a esposa dele, Cilia Flores.

Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.